O EMPREENDEDORISMO SOB O PRISMA DO PODER NO DISCURSO DA INOVAÇÃO DE UM POLO CRIATIVO: REFLEXÕES A RESPEITO DO PORTOMÍDIA – CENTRO DE EMPREENDEDORISMO E TECNOLOGIA DA ECONOMIA CRIATIVA

Anderson Diego Farias da Silva, Fernando Gomes de Paiva Júnior, André Luiz Maranhão de Souza Leão, Nelson da Cruz Monteiro Fernandes

Resumo


Este estudo tem por objetivo compreender as relações de poder existentes nos discursos da inovação no polo de economia criativa do Recife (PE), intitulado Portomídia – Centro de Empreendedorismo e Tecnologias da Economia Criativa. A perspectiva de poder está fundamentada na abordagem pós-estruturalista de Michel Foucault, que compreende o poder como uma relação flutuante, não estando em instituição tampouco em pessoas, diferentemente da sua compreensão do saber, que está fundamentada numa relação de formas e conteúdos. Esta perspectiva de poder identifica aspectos relacionados a questões como a formação dos discursos da inovação de um cluster criativo e à regulação dessas aglomerações produtivas, não compreendidas por teorias recorrentes no mainstream dos estudos organizacionais. O estudo revela a força política do indivíduo e do ato empreendedor coletivo no desenvolvimento do processo inovador em meio à institucionalização de práticas articulatórias assimétricas subjacentes à construção discursiva de um cluster de economia criativa.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v17i1.4447


Palavras-chave


Empreendedorismo; Inovação; Relações de Poder; Discurso. Portomídia

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030