FUSÕES E AQUISIÇÕES COMO ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO NO MERCADO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL NAS COMPANHIAS DE CAPITAL ABERTO

Marcelo Henrik Silva dos Santos

Resumo


Em todo o mundo as fusões e aquisições são largamente usadas como estratégia de crescimento, principalmente, nas grandes companhias multinacionais, essa estratégia, no Brasil, vem sendo usada largamente no setor de Educação Superior Privada formando grandes grupos que vêm espalhando suas operações em todo o território nacional. O objetivo deste artigo é explorar o fenômeno da consolidação do setor de educação superior privada frente à estratégia de crescimento dos grupos consolidadores, que se lastreiam nas fusões e aquisições.   Para isso, o estudo foi desenhado de forma a entender o mercado da Educação Superior Privada no Brasil e assim produzir um conteúdo que interprete o papel das fusões e aquisições neste processo de consolidação do setor. Este estudo também visa mapear o movimento de concentração e quantificá-lo. Para um mercado com tantas diferenças regionais e para um país que possui a maior empresa de educação superior privada do mundo, a KROTON, torna-se importante e estratégico discutir sobre qual direção está caminhando o setor. A partir de uma análise documental e exploratória procura-se esboçar a dinâmica dos movimentos das fusões e aquisições no Brasil e destacar estas estratégias de crescimento como instrumento de Companhias de capital aberto no mercado Brasileiro.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v17i3.4504

 


Palavras-chave


Estratégia de Crescimento; Fusão; Aquisição; Educação Superior Privada

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030