ALIANÇAS ESTRATÉGICAS OU TÁTICAS NO MERCADO IMOBILIÁRIO DE SALVADOR/BA? QUAIS SUAS MOTIVAÇÕES, MECANISMOS E EFEITOS?
Resumo
Este trabalho avalia as alianças firmadas entre empresas concorrentes no mercado imobiliário de Salvador/BA, em um cenário de rápido crescimento do setor (período compreendido entre os anos 2007 e 2011), identificando os aspectos envolvidos na motivação para a formação das alianças, os meios de implementação e gestão e também os resultados para as empresas envolvidas. A pesquisa envolveu a realização de entrevistas com representantes das entidades de classe do mercado imobiliário baiano, a abordagem das empresas incorporadoras filiadas à ADEMI-Ba (Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário) para identificação do número de alianças firmadas e a aplicação de questionários aos dirigentes de empresas incorporadoras que estabeleceram alianças no período em estudo. Foi constatado o significativo êxito das alianças táticas formuladas no setor, implementadas quando estimuladas por um contexto setorial favorável, e descontinuadas à medida que este contexto se modificou.
DOI: 10.21714/2178-8030gep.v17i1.4514