O REFORÇO DA RACIONALIDADE ECONÔMICA NA PRÁXIS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
Resumo
Este ensaio teórico propõe identificar e discutir os tipos de racionalidade presentes na formação dos administradores no Brasil, para propor uma reflexão sobre a necessidade de se inserir abordagens mais substantivas na sua formação, além de analisar o desenvolvimento prático da ação do administrador durante a sua formação. Utiliza uma revisão bibliográfica, incluindo livros, artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais, além de dissertações e teses produzidas no Brasil. Nestas fontes de dados, buscou-se identificar as orientações dadas pelos programas de formação em administração no que se refere ao tipo de racionalidade mais presente. As análises indicam que predomina o reforço da hegemonia da racionalidade econômica (instrumental), em detrimento da racionalidade substantiva e seus benefícios sociais. Além disso, mostra que é baixa a prática durante o curso de formação e que a existente ainda não desenvolve as competências necessárias ao exercício do administrador, já que mesmo a preocupação com a prática orientada pela racionalidade instrumental não fornece os recursos necessários para situações que não estejam dentro do "esquema" das teorias discutidas nas salas de aula. Por fim, sugere-se recolocar em discussão a necessidade de reforçar os aspectos substantivos na formação do administrador nas escolas de negócio no Brasil.