LIDERANÇA EMPODERADORA, CULTURA CONSTRUTIVA E DESEMPENHO: UM ESTUDO SOBRE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR

Luis Cesar Chehab Lasmar, Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte, José Luiz Rosa Lordello, Daniel Martins Abelha

Resumo


Esta pesquisa investiga o papel da liderança dos coordenadores de curso de graduação em Administração de Empresas no desempenho de programas de ensino. O estudo propõe que a liderança empoderadora tem um importante papel em instituições de ensino, por via do estímulo a princípios construtivos na cultura organizacional do programa. As hipóteses foram testadas com dados obtidos através de questionários respondidos por 38 coordenadores e 505 professores de cursos de administração em instituições privadas, e informações sobre o desempenho dos cursos levantadas através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os resultados indicam que a liderança empoderadora do coordenador de curso está positivamente associada à cultura construtiva nos programas, e que esta última está associada com o desempenho superior nas avaliações externas. A conclusão destaca as implicações práticas deste estudo para líderes acadêmicos e mantenedores de programas de formação superior em Administração no contexto brasileiro.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v18.4722

http://dx.doi.org/10.21714/2178-8030gep.v18.4722


Palavras-chave


Ensino Superior; Ensino em Administração; Cultura Organizacional Construtiva; Liderança Empoderadora; Desempenho

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030