LIDERANÇA EMPODERADORA, CULTURA CONSTRUTIVA E DESEMPENHO: UM ESTUDO SOBRE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
Esta pesquisa investiga o papel da liderança dos coordenadores de curso de graduação em Administração de Empresas no desempenho de programas de ensino. O estudo propõe que a liderança empoderadora tem um importante papel em instituições de ensino, por via do estímulo a princípios construtivos na cultura organizacional do programa. As hipóteses foram testadas com dados obtidos através de questionários respondidos por 38 coordenadores e 505 professores de cursos de administração em instituições privadas, e informações sobre o desempenho dos cursos levantadas através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os resultados indicam que a liderança empoderadora do coordenador de curso está positivamente associada à cultura construtiva nos programas, e que esta última está associada com o desempenho superior nas avaliações externas. A conclusão destaca as implicações práticas deste estudo para líderes acadêmicos e mantenedores de programas de formação superior em Administração no contexto brasileiro.
DOI: 10.21714/2178-8030gep.v18.4722
http://dx.doi.org/10.21714/2178-8030gep.v18.4722