VALORES E RESPONSABILIDADE SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Roseilda Nunes Moreira, Flávia Lorenne Sampaio Barbosa

Resumo


O gerenciamento de Instituições de Ensino Superior (IES) assume novos desafios consoante as crises de hegemonia, legitimidade e institucionalidade vivenciadas por essas instituições. Por considerar função sensível a esse contexto, os valores gerenciais ensejam a problemática dessa pesquisa por considerar que suas decisões afetam a ruptura dessas crises em prol de caminhos para o bem comum. Para tanto, realizou-se pesquisa de campo com gestores de IES, com suporte em entrevistas e análises qualitativas de narrativas com a finalidade de identificar valores pessoais desses sujeitos, relacioná-los com os atributos da RSC, bem como identificar a relação dos valores pessoais com a atitude socialmente responsável. A categorização realizada com apoio do software Atlas ti, indicou a relação entre Universalismo-Responsabilidade Ética e entre Segurança-Responsabilidade Econômica-social. Nos dois casos, entende-se em disputa a institucionalidade da IES, que prevê seu status social condicionada à expectativas de seus atores e, também, a relação entre autonomia universitária (o que aqui encerra duas leituras de autonomia que podem não dialogar, no caso, a autonomia gerencial e a autonomia universitária) e a eficácia resultante do gerenciamento da RS nas IESs.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v19.4991


Palavras-chave


Valores Pessoais; Responsabilidade Social Corporativa; Instituição de Ensino Superior

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