MELHORES PRÁTICAS EM GESTÃO DE PROJETOS DE NOVOS PRODUTOS APLICADAS A UMA EMPRESA DA ÍNDÚSTRIA DA MODA

Nidianne Massa, Paulo S. Figueiredo, Elisabeth Loiola, Francisco Uchoa Passos

Resumo


As empresas da indústria da moda, em particular as pequenas e médias, podem beneficiar-se ao gerenciar seu desenvolvimento de produtos fazendo uso de ferramentas, técnicas e práticas da gestão de projetos. O objetivo desta pesquisa, baseada em um estudo de caso exploratório, é propor práticas de gestão de projetos aplicáveis às PMEs da área da moda para auxiliar na gestão de projetos de desenvolvimento de novos produtos. Foi feito um mapeamento de melhores práticas, a partir do levantamento dos principais problemas encontrados no lançamento de novos produtos em uma confecção, para cuja solução recorreu-se à literatura de gestão de projetos. Espera-se que estas intervenções tragam ganhos em custo, qualidade, tempo de desenvolvimento e flexibilidade à empresa do caso, e sirvam para o avanço do uso de práticas de gestão de projetos no desenvolvimento de produtos da indústria da moda.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v.21.5441


Palavras-chave


Desenvolvimento de produtos; Indústria da moda; Gestão de projetos; Pequenas e médias empresas

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030