CONTRIBUIÇÃO DA RETÓRICA PARA A REDAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DE ALTO IMPACTO: ANÁLISE DO ARTIGO “AS CAPACIDADES DE ORGANIZAÇÕES VOLTADAS AO MERCADO”

Rodrigo Guimarães Motta, Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos, Maria Cristina Sanches Amorim

Resumo


O objetivo deste trabalho foi analisar um artigo de alto impacto em administração de forma a entender qual a contribuição da retórica usada em sua redação. Para tanto, foi selecionado o estudo mais citado entre as pesquisas sobre GQT em 25 anos, o artigo de estratégia “As capacidades de organizações voltadas ao mercado”, escrito por George S. Day (1994). De modo a fundamentar a análise, o arcabouço teórico foi desenvolvido principalmente à luz dos conceitos retóricos de orador, auditório, acordo e tipos de argumento, tais como elaborados por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2010). Por fim, os resultados demonstraram que Day utilizou-se de ferramentas da retórica – como os argumentos de exemplo, autoridade e reciprocidade – de forma consistente ao longo de todo o artigo, assim aumentando a adesão à sua tese, o que pode ter contribuído para o sucesso e a repercussão alcançados pelo autor.

DOI: 10.53706/gep.v.23.5661


Palavras-chave


Administração; Artigos; Day; Retórica

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 

Gestão & Planejamento. ISSN impresso 1516-9103 - ISSN eletrônico 2178-8030