ELABORAÇÃO DO BALANCED SCORECARD PARA ALINHAMENTO ESTRATÉGICO: ESTUDO DE CASO NO DAP - IFC CAMPUS ARAQUARI

Mariana da Silveira, Sergio Murilo Petri

Resumo


A pesquisa teve como objetivo alinhar a estratégia do DAP com a estratégia institucional. Para elaborar o Mapa Estratégico e o BSC, foram aplicados questionários, realizadas entrevistas e reuniões com os gestores e, ao final, o aperfeiçoamento da abordagem do BSC, baseado em Petri (2005). A pontuação global da abordagem aperfeiçoada do BSC permitiu visualizar a situação atual negativa e a sua melhora após a atribuição das metas. Já a representação gráfica gerada possibilita que os colaboradores tenham uma melhor compreensão do desempenho do DAP. Os resultados corroboram estudos anteriores sobre BSC em IES, de que ele representa uma ferramenta importante de comunicação e implementação da estratégia, e uma ferramenta de auto avaliação que as IES podem utilizar para atingir o objetivo de gerenciamento do desempenho. No entanto, não foram possíveis mais cotejamentos por não terem sido encontrados na revisão de literatura estudos similares sobre o alinhamento estratégico em IES.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v.20.5751


Palavras-chave


Balanced Scorecard; Alinhamento Estratégico; Instituições de Ensino Superior

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 

Gestão & Planejamento. ISSN impresso 1516-9103 - ISSN eletrônico 2178-8030