A INFLUÊNCIA DO GERENCIAMENTO DE IMPRESSÕES NA PERCEPÇÃO DO PÚBLICO-ALVO DO MIX DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING

Alessandro Prudêncio Lukosevicius, Gustavo Guimarães Marchisotti, Jairo de Carvalho Guimarães

Resumo


Na sociedade da imagem, vendem-se percepções em vez de produtos e serviços. A onipresença da indústria cultural torna difusa a diferença entre fantasia e realidade, dificultando o julgamento do público em relação ao que consome. Cabe aos profissionais de marketing, utilizando-se do Mix de Comunicação, gerenciar as impressões. Este artigo mostra as aplicações das estratégias e táticas de gerenciamento de impressão (GI) para o Mix de Comunicação de Marketing. Como resultado, tem-se um quadro comparativo desses constructos gerado por meio de pesquisa bibliográfica e Análise de Conteúdo. Percebe-se que o gerenciamento de impressão potencializa as formas de comunicação de marketing, pois estabelece um ambiente simbólico propício às projeções de mundo e visões de realidade. Em relação às estratégias de GI, predomina a promoção organizacional, focado no aspecto organizacional e na autopromoção. Quanto às táticas de GI, predominam as explicações, focado no aspecto organizacional e na conformidade/concordância.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v20.5881


Palavras-chave


Gerenciamento de impressões; Marketing; Estratégia

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