O ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA EMPRESA LOCALIZADA NO EXTREMO SUL CATARINENSE
Resumo
O endomarketing é uma importante ferramenta quando utilizada estrategicamente na organização para a melhoria do clima e motivação dos colaboradores. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar as ferramentas estratégicas voltadas aos colaboradores que a empresa em estudo já possui, bem como as percepções dos mesmos quanto a isso. Em relação à metodologia utilizada, caracterizou-se como uma pesquisa descritiva quanto aos fins e estudo de caso quanto aos meios de investigação. A população alvo foram os 24 colaboradores do nível tático e operacional e dois gerentes do nível estratégico. O estudo caracterizou-se pela coleta de dados primários e com relação a técnica de análise destes dados foi com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados com os funcionários dos níveis tático e operacional foi utilizado um questionário com 21 perguntas fechadas e três abertas e com os gerentes foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Verificou-se que a empresa oferece algumas ferramentas do endomarketing para a motivação parcial dos colaboradores. Porém, há a necessidade de estruturação para que esses planos não enfraqueçam acarretando a queda de produtividade do colaborador. As percepções dos mesmos sobre estas ferramentas estão alinhadas com as dos gerentes, não causando grande divergência nas respostas obtidas. Estas percepções foram positivas, pois muitos colaboradores se mostram satisfeitos com as ferramentas que a empresa já possui. Vale ressaltar que este estudo serve como uma ferramenta que auxilie os gestores para identificar as necessidades dos colaboradores para que estejam sempre motivados.