COMPREENDENDO A INOVAÇÃO ABERTA A PARTIR DOS ESTUDOS BASEADOS EM PRÁTICA
Resumo
Este ensaio teórico tem como objetivo investigar como os Estudos Baseados em Prática (EBP) contribuem para a compreensão da Inovação Aberta (IA). Utilizou-se uma revisão bibliográfica acerca dessas temáticas, refletindo a partir de seus pressupostos, conceitos, definições e elementos que constituem os EBP e a IA. Após realizar o estudo das duas abordagens foi possível verificar que a IA pode ser compreendida através dos pressupostos epistemológicos dos EBP ao se considerar a grande diversidade de ações envolvidas com a IA, organizadas por estruturas e envolvidas por arranjos materiais. Possíveis práticas identificadas são evidenciadas ao considerar a busca pelo conhecimento externo, as relações interativas entre os agentes envolvidos, a comercialização de invenções que abarcam a geração e a aquisição de ideias, as práticas de seleção e decisão acerca das melhores ideias e dos parceiros nos arranjos produtivos e práticas ocorridas posteriormente, envolvendo práticas de planejamento, de novas técnicas, novos produtos e novos serviços.