GESTÃO DA CRIATIVIDADE PARA INOVAÇÃO: A PERSPECTIVA DAS GESTORAS DE UMA STARTUP GRADUADA EM CARUARU-PE

Cátia Maria Soares Maciel, Emanuela Ribeiro Lins, Nelson da Cruz Monteiro Fernandes

Resumo


A presente pesquisa aborda o conceito de criatividade a partir de uma perspectiva de gestão e, como tal, passível de ser administrada e desenvolvida pelos gestores nos negócios, novos ou tradicionais. Desta forma, o estudo objetiva entender a gestão da criatividade no cenário das gestoras de uma startup graduada no Armazém da Criatividade em Caruaru-PE. Concomitantemente, correlaciona-se o processo criativo como precursor da inovação para inspirar outros gestores. Para efeitos de método foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter explicativo, coletando os dados por meio de história oral e discutidas e analisadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados encontrados demonstram a subjetividade da relação das pessoas com a criatividade, e a necessidade dos gestores produzirem reflexão acerca da qualidade dos profissionais, da importância de gerar conhecimento a respeito do mercado que se atua e de estar integrado com as redes de negócio e conhecimento em ambientes de inovação.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v.21.6505


Palavras-chave


Criatividade; Gestão; Inovação Startups; Redes

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