QUALIDADE DOS ESTABELECIMENTOS DE A&B NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE SEUS PREPOSTOS E CLIENTES

Luisa Maria Peixoto Talento, Carolina de Andrade Spinola, Laumar Neves de Souza, José Gileá de Souza

Resumo


O Centro Histórico é uma das áreas mais visitadas de Salvador e concentra uma grande oferta de estabelecimentos de Alimentos e Bebidas (A&B) que, por sua localização, atendem a uma parcela significativa dos turistas que chegam a Cidade. Por entender que a qualidade dos serviços prestados por esses estabelecimentos afeta a avaliação que os turistas realizam sobre um determinado destino, este artigo busca investigar o nível de qualidade dos serviços prestados pelos estabelecimentos de Alimentos e Bebidas do Centro de Histórico de Salvador (CHS). Dentre os procedimentos de pesquisa utilizados, além da revisão de literatura de autores fundantes da temática abordada e de guias e publicações específicas da área, recorreu-se à pesquisa de levantamento, com aplicação de questionários junto aos prepostos dos estabelecimentos e seus frequentadores e à observação direta. Referente aos resultados concluiu-se que a percepção dos dois públicos pesquisados diverge significativamente em todos os aspectos, tendo sido os fatores Humanos e Sensoriais os que apresentaram menor grau de conformidade, merecendo maior atenção por parte da gestão.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v.21.6658


Palavras-chave


Alimentos e Bebidas; Qualidade de serviços; Centro Histórico de Salvador; Turismo

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030