AÇÃO COMUNICATIVA E STRATEGIZING: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS EM ADMINISTRAÇÃO

Rodrigo Teles Dantas de Oliveira, Florence Heber, Ludmilla Meyer Montenegro

Resumo


Os projetos pedagógicos organizam e definem as políticas relacionadas ao ensino em todos os níveis educacionais. No ensino superior, contribuem para a discussão e formatação das estruturas curriculares do ensino e das atividades de pesquisa e extensão, visando ao direcionamento da formação e atividades acadêmicas. Este ensaio buscou identificar possíveis contribuições que a Teoria da Ação Comunicativa e a Estratégia como Prática podem oferecer à análise da construção de projetos pedagógicos dos cursos de Administração, utilizando como cenário a implementação do “Projeto Futurando”, atividade prevista no projeto pedagógico do curso de Administração de uma instituição de ensino privada. O alcance da razão comunicativa por meio do entendimento e consenso, pressuposto por Jürgen Habermas, pode dar espaço à manifestação dos elementos comportamentais e cognitivos dos praticantes, como defende a Estratégia como Prática, e possibilitar uma compreensão mais profunda do processo construtivo dos projetos pedagógicos em Administração, caminho sustentado neste trabalho.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v.21.6672


Palavras-chave


Projetos Pedagógicos; Graduação em Administração; Gestão Universitária; Ação Comunicativa; Estratégia como Prática

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