HABILIDADES E LIMITAÇÕES DOS ESTUDANTES EM EMPREENDER NA DIMENSÃO SUSTENTÁVEL

Cristiane Gularte Quintana, Dione Iara Silveira Kitzmann, Alexandre Costa Quintana

Resumo


O objetivo deste estudo foi descrever as habilidades e as limitações dos estudantes sobre empreender considerando a dimensão da sustentabilidade. Em termos metodológicos trata-se de um estudo descritivo, que coletou os dados por meio de questionário. Esses dados foram tratados através da estatística descritiva e da análise fatorial exploratória. Os resultados indicam que o empreendedorismo embora considerado interdisciplinar, ainda não está compartilhado nos diferentes cursos da Instituição, e que as habilidades com mais destaque foram “a identificação de oportunidade, gerenciamento/planejamento e autoconfiança”, por outro lado, as principais limitações encontradas estão ligadas as questões sustentáveis como “desconhecimento sobre empreendedorismo sustentável e sobre sustentabilidade”. A principal contribuição desta pesquisa é mostrar a necessidade de abordar o termo empreendedorismo sustentável nas disciplinas, pois as limitações encontradas estão direcionadas as ações voltadas à sustentabilidade, isto mostra que as habilidades direcionadas para o empreendedorismo sustentável, ainda estão em um processo incipiente.

DOI: 10.53706/gep.v.22.6700

Empreendedorismo Sustentável; Instituição de Ensino Superior; Habilidades Empreendedoras; Limitações Empreendedora

Palavras-chave


Empreendedorismo Sustentável; Instituição de Ensino Superior; Habilidades Empreendedoras; Limitações Empreendedoras

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030