GESTÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS: ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DOS DIRETORES NA PRÁTICA

Vânia Gisele Bessi, Iracir de Abreu, Caroline Fernanda de Oliveira

Resumo


Escolas públicas, em geral, são geridas por professores de carreira, indicados ou eleitos. O objetivo dessa pesquisa é entender como ocorreu a aprendizagem de gestores de escola, referente à assimilação das práticas de gestão quanto estes assumiram os cargos experiência. Mais especificamente identificaram-se os perfis profissionais, as dificuldades e as formas encontradas para superá-las no dia a dia. O trabalho caracteriza-se como pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida através de entrevistas, realizadas com 15 gestores de 14 escolas de ensino médio em uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os gestores entrevistados relataram como principais dificuldades: falta de recursos humanos e financeiros, e dificuldade de relacionamento interpessoal para garantir comprometimento das equipes. Observou-se que a aprendizagem dos gestores ocorre quando começam a vivenciar as experiências com a nova atividade, nas trocas de experiências com gestores de outras escolas ou colegas de trabalho, prevalecendo, portanto, o auxílio dos pares, em comparação ao auxílio formal das estruturas de governo.

DOI: 10.53706/gep.v.23.6897


Palavras-chave


Aprendizagem Organizacional; Aprendizagem na Prática; Gestores Públicos; Gestão Escolar

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030