EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS BRASILEIROS NO PERÍODO DE 2003 A 2018

Milene Teixeira Carneiro, Lúcia Andrea Costa Silva, Hudson Fernades Amaral, Felipe Dias Paiva

Resumo


A Educação Financeira vem ganhado grande destaque no Brasil. Sua relação com os cidadãos está no comportamento financeiro, empoderando-os e trazendo benefícios ao sistema financeiro e economia do país. O governo brasileiro instituiu a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, em 2010. Desde então, a educação financeira passou a ser uma política de Estado, envolvendo instituições públicas e privadas. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi analisar a evolução das publicações nacionais sobre o tema, no período de 2003 a 2018. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter bibliométrico, com 342 publicações identificadas e analisadas. Observou-se que, entre 2003 a 2010 a média anual era de 4 trabalhos publicados sobre o tema, após 2011, o número de publicações aumentou consideravelmente, atingindo uma média 38 trabalhos anuais, porém não se pode inferir sobre as prováveis causas desse aumento.

DOI: 10.53706/gep.v.23.7068


Palavras-chave


Educação Financeira; Estudos Acadêmicos; ENEF

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