PANOPTICON ACADÊMICO
Resumo
Esse ensaio objetiva caracterizar o sistema acadêmico de publicações em administração no Brasil com base no
construto panopticon. O conceito de panopticon foi proposto no século XVIII como um modelo arquitetônico
para abrigar internos, sejam detentos, enfermos ou alunos e foi reutilizado por Foucault (1975) e Markus (1993)
para tipificar contemporâneas formas de dominação. No trabalho é primeiramente analisada a evolução histórica
do conceito de panopticon, e sua eficácia como mecanismo de dominação; em seguida, busca-se a
contextualização crítica do panopticism na sociedade contemporânea, discutindo as razões favoráveis e
desfavoráveis à manutenção do construto; e, por fim, são tecidas as relações de semelhança entre o panopticon e
o sistema de publicações acadêmicas em administração no Brasil. O construto proposto é composto de quatro
dimensões: a capacidade do sistema observar todos; o fato do observado saber que pode estar sendo monitorado;
a onisciência do sistema; e o não-confinamento. Por meio das similaridades, complementaridades e divergências
em relação ao construto original, a proposição de um panopticon acadêmico permitiu a reflexão crítica sobre a
práxis acadêmica de publicação atrelada à lógica de pressão e controle.
construto panopticon. O conceito de panopticon foi proposto no século XVIII como um modelo arquitetônico
para abrigar internos, sejam detentos, enfermos ou alunos e foi reutilizado por Foucault (1975) e Markus (1993)
para tipificar contemporâneas formas de dominação. No trabalho é primeiramente analisada a evolução histórica
do conceito de panopticon, e sua eficácia como mecanismo de dominação; em seguida, busca-se a
contextualização crítica do panopticism na sociedade contemporânea, discutindo as razões favoráveis e
desfavoráveis à manutenção do construto; e, por fim, são tecidas as relações de semelhança entre o panopticon e
o sistema de publicações acadêmicas em administração no Brasil. O construto proposto é composto de quatro
dimensões: a capacidade do sistema observar todos; o fato do observado saber que pode estar sendo monitorado;
a onisciência do sistema; e o não-confinamento. Por meio das similaridades, complementaridades e divergências
em relação ao construto original, a proposição de um panopticon acadêmico permitiu a reflexão crítica sobre a
práxis acadêmica de publicação atrelada à lógica de pressão e controle.
Palavras-chave
panopticon, monitoramento, controle, sistema de publicações acadêmicas
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030