GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS NO SEGMENTO DE MICROCERVEJARIAS ARTESANAIS: VARIÁVEIS DE PRECIFICAÇÃO DO PRODUTO

Ana Paula da Rosa Dezordi, Eusélia Paveglio Vieira, Jorge Oneide Sausen

Resumo


Este estudo tem como objetivo geral compreender como as variáveis, custos de produção, concorrência e valor percebido pelo cliente interferem na fixação do preço final dos produtos das microcervejarias artesanais. Realizou-se uma coleta de dados baseada em entrevistas semiestruturadas com gestores de três microcervejarias artesanais localizadas na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, a fim de compreender a relação das variáveis custo de produção e concorrência na precificação final de seus produtos.  Baseado no método survey, foram coletadas 33 respostas de consumidores de cervejas artesanais a fim de verificar os atributos do valor percebido na ótica do cliente, sistematizados por meio da análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados apontam que as variáveis de precificação na visão dos gestores são determinantes para a formação do preço final do produto, juntamente com os atributos de valor percebido pelos clientes e que os custos de produção têm um peso significativo na formação dos preços de vendas destas empresas. Como contribuições práticas, os resultados mostraram quais os atributos de valor percebido pelos clientes que são determinantes, e que podem ser adotadas na precificação dos produtos (Sabor; Qualidade; Variedade de produtos; Preço; Promoção de vendas; local de vendas). Como contribuições teóricas, observa-se que a ampliação da temática de variáveis determinantes de precificação e de atributos de valor percebido pelos clientes possibilita acrescentar outras variáveis que podem influenciar a determinação do preço nas microcervejarias artesanais.

DOI: 10.53706/gep.v.23.7422


Palavras-chave


Preço; Cervejarias; Valor percebido; Custos

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