IDENTIDADES CULTURAIS NAS INTERAÇÕES VIRTUAIS DE CONSUMO DE FÃS BRASILEIROS DA NBA

André Luiz Maranhão de Souza-Leão, Bruno Melo Moura, Fernando Sacic Carneiro-Leão

Resumo


Em uma crescente expansão da audiência global de ligas de esportes estadunidenses, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor internacional da National Football League (NBA). Assumindo o consumo como um meio de elaboração e manutenção de projetos de identidade, a presente pesquisa tem o objetivo de analisar como identidades culturais são articuladas a partir das interações virtuais de fãs da NBA no Brasil. O estudo se configura como uma netnografia, realizada junto à comunidade de fãs brasileiros da NBA estabelecida por meio da hashtag #NBAnaESPN no Twitter. Os resultados revelam o papel do nacionalismo, da aculturação e de posicionamentos políticos, indicando, respectivamente, um anseio por se consumir aspectos e nuances do que compreendem ser característicos de sua cultura nacional; o entendimento de uma cultura estrangeira e hegemônica inerente ao conteúdo consumido como superior à sua; e uma reflexão crítica sobre como certos movimentos sociais extrapolam o conteúdo de entretenimento esportivo.

DOI: 10.53706/gep.v.24.7521


Palavras-chave


NBA; Fãs; Identidade cultural; Netnografia; Twitter

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030