GESTÃO DE COMPETÊNCIAS DAS EQUIPES DE SAÚDE PARA O CUIDADO CENTRADO NO PACIENTE
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as competências associadas à prática do cuidado centrado no paciente. Focaliza um hospital privado de Belo Horizonte, Minas Gerais, consistindo em um survey de natureza transversal. Procedeu-se à coleta de dados por meio de uma versão resumida e adaptada do instrumento “Cuidado no Diálogo: Escala de Competência”. A amostra compõe-se de 148 profissionais de saúde e os valores revelaram-se consistentes, adequados e favoráveis à validação do instrumento. Os profissionais revelaram conhecer os pressupostos que sustentam o modelo, porém o conjunto de comportamentos associados ao cuidado centrado ainda não está totalmente incorporado às práticas assistenciais, persistindo dificuldades associadas ao exercício da comunicação e ao diálogo no cuidado com o envolvimento entre profissional, paciente e família. A consciência da necessidade de melhoria é um pré-requisito para a mudança de comportamento e o desenvolvimento de competências, em associação com o investimento em treinamento e desenvolvimento profissional, paralelamente com a mudança da cultura organizacional.