DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS SOB A PERSPECTIVA DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIAL EM UM BANCO DIGITAL NO BRASIL

Denise Vitoriano Silva, Márcia Zabdiele Moreira, Luma Louise Sousa Lopes, Johnnata Cavalcante Silva

Resumo


O objetivo desta investigação foi compreender o processo de desenvolvimento das estratégias de um banco digital no Brasil sob a lente da estratégia como prática social. Como problema de pesquisa buscou-se responder: como ocorre o desenvolvimento das estratégias de um banco digital no Brasil quanto às práticas, às práxis e aos praticantes da estratégia? O referencial teórico sustentou-se nos preceitos da Estratégia como Prática (EcP), principalmente, nas obras de Whittington e Jarzabkowski, além de apresentar um panorama sobre bancos digitais no Brasil. Metodologicamente, operacionalizou-se um estudo de caso único, de abordagem qualitativa e descritiva, com a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise por meio de análise de conteúdo. Os resultados discutem o processo de desenvolvimento de estratégias funcionais, especialmente as operacionais e de marketing, do banco digital, onde identificaram-se os elementos estratégicos que estão relacionados ao atendimento das necessidades do público-alvo, ao relacionamento exclusivamente remoto e diferenciado com os clientes. Conclui-se que na organização analisada, a estratégia emerge da interseção entre as práticas, as práxis e os praticantes internos e externos.

DOI: 10.53706/gep.v.24.7994


Palavras-chave


Processo estratégico; Estratégia como prática; Banco digital; Fintech

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030