DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS SOB A PERSPECTIVA DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIAL EM UM BANCO DIGITAL NO BRASIL
Resumo
O objetivo desta investigação foi compreender o processo de desenvolvimento das estratégias de um banco digital no Brasil sob a lente da estratégia como prática social. Como problema de pesquisa buscou-se responder: como ocorre o desenvolvimento das estratégias de um banco digital no Brasil quanto às práticas, às práxis e aos praticantes da estratégia? O referencial teórico sustentou-se nos preceitos da Estratégia como Prática (EcP), principalmente, nas obras de Whittington e Jarzabkowski, além de apresentar um panorama sobre bancos digitais no Brasil. Metodologicamente, operacionalizou-se um estudo de caso único, de abordagem qualitativa e descritiva, com a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise por meio de análise de conteúdo. Os resultados discutem o processo de desenvolvimento de estratégias funcionais, especialmente as operacionais e de marketing, do banco digital, onde identificaram-se os elementos estratégicos que estão relacionados ao atendimento das necessidades do público-alvo, ao relacionamento exclusivamente remoto e diferenciado com os clientes. Conclui-se que na organização analisada, a estratégia emerge da interseção entre as práticas, as práxis e os praticantes internos e externos.