ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE CALÇADOS PELO PÚBLICO MASCULINO: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO SETOR DE MARCAS

Juan Felipe Almada, Cristiano Max Pereira Pinheiro, Vitória Walber, Thomás Czrnhak

Resumo


Esta pesquisa visa investigar percepções de marcas calçadistas, por meio do design, para geração de estratégias organizacionais voltadas à competitividade setorial. Elaborou-se um questionário, que contou com 101 consumidores respondentes, cujos relatos foram comparados com conteúdos da entrevista com um especialista. Os resultados tornaram possível a obtenção de dados de modo misto acerca do ponto de vista de clientes sobre suas marcas preferidas e eventuais associações, motivos de escolha, disposição monetária para aquisição e razões de maior influência para o apreço ou não de uma marca de calçados. O ponto de vista profissional complementou tais itens, representando a parte industrial. Ambos foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin (2011). Qualidade percebida, conforto, praticidade e reputação de marca e comunicação foram fatores que afetaram positivamente as decisões de compra e as percepções positivas de marcas calçadistas. Tais fatores foram corroborados em parte pelo especialista.

DOI: 10.53706/gep.v.25.8850


Palavras-chave


Percepção de marca; Indústria calçadista; Design estratégico

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030