ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE CALÇADOS PELO PÚBLICO MASCULINO: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO SETOR DE MARCAS
Resumo
Esta pesquisa visa investigar percepções de marcas calçadistas, por meio do design, para geração de estratégias organizacionais voltadas à competitividade setorial. Elaborou-se um questionário, que contou com 101 consumidores respondentes, cujos relatos foram comparados com conteúdos da entrevista com um especialista. Os resultados tornaram possível a obtenção de dados de modo misto acerca do ponto de vista de clientes sobre suas marcas preferidas e eventuais associações, motivos de escolha, disposição monetária para aquisição e razões de maior influência para o apreço ou não de uma marca de calçados. O ponto de vista profissional complementou tais itens, representando a parte industrial. Ambos foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin (2011). Qualidade percebida, conforto, praticidade e reputação de marca e comunicação foram fatores que afetaram positivamente as decisões de compra e as percepções positivas de marcas calçadistas. Tais fatores foram corroborados em parte pelo especialista.