O LÍDER-COACH E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO

Maurília de Cássia Veloso Soares, Maria Laetitia Corrêa

Resumo


O foco deste artigo é analisar a influência do líder-coach na consolidação da aprendizagem de uma equipe no ambiente de trabalho, aprendizagem esta que se desenvolveu em treinamentos comportamentais promovidos pela empresa. No que tange à metodologia, a presente pesquisa enquadrou-se como exploratório-descritiva, com base em um estudo de caso. No universo das concessionárias da FIAT em Belo Horizonte/MG, num total de oito, foi selecionada uma, como campo de pesquisa. Nesta foram entrevistados três gestores, considerados como líderes-coach, e nove funcionários, que constituíam três equipes de trabalho, selecionadas de forma intencional, a partir de treinamentos comportamentais a que haviam se submetido. Com base na análise dos dados, concluiu-se que há dificuldades substanciais no compartilhamento do aprendizado com pessoas de outros setores entre as áreas de trabalho na concessionária. Constatou-se, também, que as ações desenvolvidas pelos líderes-coach, como reuniões de compartilhamento do aprendizado e avaliação de desempenho, fazem parte da cultura da empresa, como o treinamento para os funcionários da concessionária objeto de estudo, o que facilita a consolidação desse aprendizado. Por fim, pode-se concluir que há influência significativa dos líderes-coach na consolidação da aprendizagem comportamental, após o funcionário ter passado por treinamentos comportamentais.

Palavras-chave


Aprendizagem; Treinamento Comportamental; Líder-Coach

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030