TEAMAT: UM JOGO EDUCACIONAL NO AUXÍLIO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM AUTISMO BASEADO NO MÉTODO ABA

Fernanda Alves Sá, Alcilene Dalília de Sousa, Everaldo Barbosa da Silva Júnior, Romuere Rodrigues Veloso e Silva

Resumo


O autismo é uma síndrome classificada como um transtorno invasivo do desenvolvimento, que aparece nos primeiros anos de vida, comprometendo tanto as habilidades de comunicação como as de interações sociais. O diagnóstico precoce possibilita aos indivíduos a oportunidade de estimular suas habilidades, obtendo assim um melhor desempenho no desenvolvimento cognitivo. Com base nesse contexto, este trabalho tem como principal objetivo apresentar a descrição do desenvolvimento de um jogo como ferramenta educacional. Uma plataforma auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de crianças com autismo. O projeto diferencia-se de outros da literatura por ser uma ferramenta baseada nos princípios da Análise Aplicada do Comportamento – ABA, uma metodologia aplicada na educação de crianças com esse transtorno. Sendo assim, o trabalho visa apresentar as contribuições práticas levantadas com base na avaliação do jogo feita tanto nas crianças como no psicopedagogo da instituição de ensino Instituto Monsenhor Hipólito. Além disso, mostra como sucedeu a integração da ferramenta proposta no ambiente das crianças, demostrando as melhorias obtidas na sua utilização, observando como parâmetro a resposta aos diferentes estímulos adotados pela metodologia ABA. De acordo com os resultados obtidos cerca de 90% das crianças responderam bem aos reforços positivos, e 75% apresentou resultados significativos às dicas e aos operantes da linguagem verbal abordada no jogo.

Palavras-chave


Autismo; Jogos Educativos; Metodologia ABA

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Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903