UMA FERRAMENTA DE AUTORIA DE JOGOS MÓVEIS BASEADOS EM LOCALIZAÇÃO PARA APOIAR O PROCESSO DE ENSINO
Resumo
O desenvolvimento de novas formas de ensino é algo desafiador, podendo ser considerado complexo de ser implementado. Uma das ferramentas existente que possui o potencial para suprir tal necessidade é o jogo digital, pois tem como característica ser uma atividade de entretenimento, facilitando assim o processo de aprendizado. Com a utilização dos dispositivos móveis como plataforma para jogos digitais, surgiu uma classe especial destes, denominada jogos móveis baseados em localização (JMBLs). As características lúdicas presentes nos JMBLs favorecem o engajamento do jogador na atividade proposta, aperfeiçoando o processo de aprendizagem. Este artigo concebe uma ferramenta de autoria que permite professores desenvolverem JMBLs com a integração do recurso de realidade aumentada, com o propósito de apoiar o processo de ensino e aprendizado. A usabilidade da ferramenta de autoria concebida foi avaliada por um conjunto de professores experientes. A partir desta avaliação, observou-se que a ferramenta de autoria concebida consegue, de forma eficiente, auxiliar o processo de ensino.
Palavras-chave
Jogos Móveis Baseados em Localização; Jogos Educativos; Dispositivos Móveis
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Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903