DESIGN PARTICIPATIVO DE JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS POR ADOLESCENTES IMERSOS EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA

Taciana Pontual Falcão, Glaucileide da Silva Oliveira, Flávia Mendes de Andrade e Peres, Dyego Carlos Sales de Morais

Resumo


Contribuindo para a investigação acerca de modelos alternativos de educação, o projeto DEMULTS estrutura-se como uma Comunidade de Prática em contextos escolares, que tem o objetivo de desenvolver jogos digitais educacionais usando métodos de Design Participativo com adolescentes. Este artigo apresenta algumas congruências entre Comunidades de Prática e Design Participativo em situações educacionais, relacionadas à aprendizagem por meio da participação ativa em práticas sociais. Nesse contexto, são também discutidos os desafios encontrados no DEMULTS relacionados aos processos de: engajamento de educadores e educandos; integração de conteúdos curriculares aos jogos; e construção de conhecimento durante o processo, tanto em termos dos conceitos científicos, quanto das ferramentas cognitivas necessárias para desenvolver jogos digitais.


Palavras-chave


Design Participativo; Comunidades de Prática; Jogos digitais educacionais; Adolescentes

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Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903