PROJETO PENSAR PARA PROGRAMAR: DESIGN PARTICIPATIVO NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O uso de abordagens envolvendo Gamificac¸ao no contexto educaci- ˜ onal tem se destacado por facilitar a aplicac¸ ˆ ao de atividades relacionadas ˜ a` Avaliac¸ao Formativa, que fornecem monitoramento cont ˜ ´ınuo e detalhado do progresso estudantil. No entanto, unificar essas metodologias nao˜ e uma tarefa ´ trivial. Nesse sentido, abordagens colaborativas como o Projeto Participativo emergem por fornecer maneiras de facilitar o desenvolvimento de ferramentas tecnologicas que atendem ´ as necessidades dos alunos. Assim, este artigo re- ` lata as experiencias obtidas durante um projeto de ensino com foco em unificar ˆ Gamificac¸ao e Avaliac¸ ˜ ao Formativa atrav ˜ es do Design Participativo, onde um ´ jogo 3D foi desenvolvido para facilitar a explicac¸ao de conceitos te ˜ oricos para ´ estudantes do ensino medio.
Palavras-chave
Design Participativo; Gamificação; Avaliação Formativa
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Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903