CHILDINC: SOFTWARE AUXILIAR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FORMAS GEOMÉTRICAS, NUMERAIS CARDINAIS E VOCABULÁRIO DE CRIANÇAS COM AUTISMO E SÍNDROME DE DOWN

Rhyan Ximenes de Brito, José Emanuel Issacar Vieira Peres, Janaide Nogueira de Sousa Ximenes, Cairo Oliveira Sales Filho

Resumo


O autismo e a síndrome de Down são transtornos que afetam a capacidade de comunicação, interação e aprendizagem. Nessa perspectiva realizou-se um estudo de caso com crianças para averiguar a eficácia do software Childinc como ferramenta de ensino, objetivando verificar a eficiência no ensino-aprendizagem de numerais, formas geométricas e ampliação do vocabulário. A metodologia baseou-se em pesquisas bibliográficas e no estudo de caso realizado com duas turmas de ensino fundamental I e II. Os resultados foram bastante promissores com base na avaliação feita com apoio dos docentes, oportunizando as crianças a aprenderem, os numerais, as formas geométricas e vocabulário. Nessa perspectiva identificou-se a necessidade da utilização de recursos que auxilie na aprendizagem de crianças com necessidades específicas de forma lúdica.


Palavras-chave


Learning; Autismo; Down; Software

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 

Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903