QUÍMICA EM DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS

Taciana Pontual Falcão, Dyego Carlos Morais, Jhonatan R. S. Aquino, Flavia Mendes de A. Peres

Resumo


Os jovens do campo vivenciam dificuldades na educação formal, como a ausência de contextualização de conteúdos curriculares para sua realidade.  A educação do campo pode minimizar esses problemas a partir de diretrizes que favorecem a produção de sentidos sobre os conceitos científicos, relacionando-os ao cotidiano, e evidenciando um potencial transformador.  Esse trabalho apresenta resultados de uma pesquisa participante sobre o desenvolvimento de jogos digitais educacionais, com a participação de educandos de uma escola da zona rural de Pernambuco, seguindo a metodologia DEMULTS. Os resultados apontam para aprendizagem de química entrelaçada ao cotidiano do território rural e às competências em design e programação.

 


Palavras-chave


Educação do Campo; Design Participativo; Jogos Digitais

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Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903