SISTEMA DE VISÃO COMPUTACIONAL APLICADO EM RECONHECIMENTO DE PEÇAS LEGOR PARA AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DE PESSOAS CEGAS

Kaio C. B. Costa, Silvana T. Faceroli, Felipe S. Amaral

Resumo


Com os novos paradigmas da inclusão social, a tecnologia assistiva vem ganhando espaço e importância, impulsionando o desenvolvimento de novos projetos na área. Para as pessoas cegas, ou com baixa visão, tais tecnologias são recursos fundamentais de acessibilidade, promovendo autonomiae independência. Desta forma, este trabalho tem como objetivo investigar técnicas de visão computacional e redes neurais articiais para um sistema de identicação de peças LEGO R Education. Foi desenvolvido um protótipo de baixo custo para captação das imagens que, em seguida,foram pré-processadas. Devido as características das peças,foram utilizados descritores geométricos, de cores e transformada de Hough como entrada de uma rede neural articial.A metodologia proposta apresentou um acerto de 100% das peças, mostrando ser bastante eciente para esta aplicação.

Palavras-chave


Tecnologia assistiva; Visão computacional; LEGO; Transformada de Hough

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Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903