ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DAS TICS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE MOMBAÇA/CE

Eudasio Rodrigues de Sousa

Resumo


O uso das TICs é de suma importância no processo de ensino-aprendizagem, visto que torna a aprendizagem mais atrativa. Além disso, os discentes estão em contato com elas diariamente. Levando isso em consideração, realizou-se uma pesquisa qualitativa para descobrir se os docentes da cidade de Mombaça, no estado do Ceará, estavam utilizando as TICs no processo de ensino. Para a obtenção dos dados, foi criado um formulário no Google Forms com 18 perguntas, incluindo questões abertas e fechadas. O formulário foi aplicado aos professores durante os meses de abril e maio, com a duração da pesquisa sendo de aproximadamente 30 dias. A pesquisa foi conduzida nas três escolas de ensino médio da cidade. Foram obtidas 37 respostas como resultado. Os dados foram descritos e apresentados por meio de gráficos e quadros para uma melhor organização e compreensão. Concluiu-se que, apesar das dificuldades enfrentadas, os professores estão utilizando as tecnologias em seu processo de ensino, fazendo uso de diversos aplicativos e jogos como ferramentas auxiliares.


Palavras-chave


Tecnologia; Ensino; Aprendizagem

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 

Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903