A CULTURA ORGANIZACIONAL E O PLANEJAMENTO DE AÇÕES EM UMA ORGANIZAÇÃO NA CIDADE DE SALVADOR-BA

Amanda Santos de Souza, Daniela Nagamatsu Dias, Juliana Soares Matos, Ludmilla da Silva Macêdo, Daniela Campos Bahia Moscon

Resumo


Cultura organizacional designa um conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotados por uma organização. Seu caráter fundamental para a estruturação e funcionamento das organizações explica a vasta produção literária circundante à esta temática. Nesse sentido, o presente trabalho visa contribuir com as pesquisas que vêm sendo realizadas no âmbito da cultura organizacional a partir da investigação da cultura de uma organização localizada na cidade de Salvador-BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa realizada no contexto de uma empresa de hotelaria, na qual foram utilizadas entrevistas, observações e aplicação de questionário IBACO (Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional). A pesquisa cumpriu seu objetivo geral no que diz respeito à análise de aspectos da cultura organizacional da referida organização, obtendo em seus resultados propostas de melhorias tanto acerca do seu ambiente quanto das práxis profissionais.


Palavras-chave


Cultura organizacional; Psicologia organizacional; Organizações; Hotelaria

Texto completo: PDF