O BRINCAR ESPONTÂNEO E O DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOLÓGICO DA CRIANÇA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Fernanda Vilas Boas Fahel, Paula Pereira Sanders Pinto

Resumo


O objetivo deste trabalho foi investigar o que já se tem de evidências científicas quanto à importância do brincar espontâneo para o desenvolvimento neuropsicológico infantil. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura dos últimos dez anos em 11 revistas – oito nacionais e três internacionais. Ao total, foram 304 edições analisadas e 12 artigos considerados relevantes: estudos de campo qualitativos e quantitativos em brinquedotecas de hospitais, espaços comunitários, creches ou escolas, com crianças, seus cuidadores ou professores, por meio de observações ou entrevistas. Todos ratificaram que a brincadeira tem impacto significativo sobre funções como emoção, socialização e cognição. Esta pesquisa espera incentivar investigações sobre a influência do brincar para o desenvolvimento neuropsicológico de crianças tendo em vista a relevância do tema abordado em contraste com o número pequeno de pesquisas publicadas.

Palavras-chave


Brincar; Brincadeira; Desenvolvimento neuropsicológico

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