AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DOS USUÁRIOS COM O SISTEMA DE RECOMENDAÇÃO DO INSTAGRAM

Clara Ledo, Artur Kronbauer

Resumo


A Inteligência Artificial está ganhando um espaço significativo para a criação de sistemas de recomendação com o objetivo de personalizar as aplicações em função do perfil e preferência de seus usuários. O principal propósito é melhorar a experiência dos usuários (User eXpericence - UX) com os aplicativos e os fidelizar gerando emoções hedônicas positivas. Em paralelo a isso, as mídias sociais continuam ganhando adeptos, possibilitando a geração de conteúdos de forma irrestrita, informal e motivando a aproximação das pessoas. Neste contexto, este artigo busca analisar a Inteligência Artificial usada no sistema de recomendações do Instagram, levando em consideração as sugestões de seguidores e melhores amigos em uma perspectiva de UX. Para chegar aos objetivos esperados, o estudo se utilizou das técnicas de autorrelato Self-Assessment Manikin (SAM) e Experience Sampling Method (ESM) oriundas da UX. O questionário foi disponibilizado no Google Forms e teve a participação de 106 pessoas. Os resultados indicam sentimentos hedônicos positivos em relação as interações com o Instagram, embora exista espaço para melhorar o sistema de recomendação utilizado.


Palavras-chave


User Experience; UX method; Redes Sociais; SAM; ESM

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