PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE A POSSIBILIDADE DE SUBSTITUIÇÃO DE TRABALHOS HUMANOS PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE: UM ESTUDO PRELIMINAR

Maria Luisa Galvão, Sérgio Hage Fialho, Luiz Fernando Quintanilha, Quécia Hosana Fatel Brito

Resumo


Introdução: A Inteligência Artificial (IA) é uma área científica que usa o processamento de símbolos da computação para automatizar atividades perceptivas, cognitivas e manipulativas. Apesar de haver grande interesse da sua expansão na área da Medicina, pouco se discute sobre os seus impactos na educação médica, especialmente na possibilidade de substituição das funções docentes pela tecnologia. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção de docentes de Medicina acerca da possibilidade da IA substituir trabalhos humanos no magistério superior. Método: Trata-se de um estudo transversal, quali-quantitativo, descritivo e analítico, que avaliou as percepções de 33 professores de cursos médicos no país. Além de dados sociodemográficos e acadêmicos, foi questionado aos participantes sobre a possibilidade (e o prazo) de absorção de 14 funções docentes pela IA. Resultado: Os professores demonstraram acreditar que as competências docentes serão absorvidas pela Inteligência Artificial, independentemente do prazo. Prevaleceram, porém, respostas de “médio prazo” e “prazo indeterminado”, mesmo para tarefas consideradas mais simples. Por outro lado, subjetiva e paradoxalmente, os professores destacaram a essencialidade do trabalho humano nas funções docentes. Variáveis sociodemográficas e acadêmicas não impactaram as percepções docentes. Conclusão: Os professores dos cursos de Medicina creem que boa parte de suas funções têm o potencial de serem absorvidas pela IA, apesar de destacarem a essencialidade da atividade humana. Este estudo preliminar lança luz a um tema de crescente debate e que deve ser explorado de forma mais aprofundada e analítica.


Palavras-chave


Inteligência Artificial; Educação Médica; Tecnologia de Informação Médica

Texto completo: PDF