TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: PERCEPÇÕES DISCENTES E PERFIL DE UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE EDUCAÇÃO MÉDICA

Paula Silva Lemos, Lorena Cunha Martins, Álvaro Camilo Dias Faria, Luiz Fernando Quintanilha

Resumo


Introdução: Aplicativos móveis são ferramentas tecnológicas cada vez mais utilizadas no campo da educação e saúde. Apesar de haver algumas restrições ao seu uso, existem evidências de vantagens de sua incorporação na formação e prática em saúde. Objetivo: O presente estudo se propôs a avaliar o perfil de utilização dos aplicativos de educação médica por estudantes de Medicina investigando suas principais percepções acerca das suas potencialidades e limitações. Métodos: Foram investigados 277 estudantes de Medicina pertencentes as Instituições de Ensino Superior do estado da Bahia, os quais responderam um questionário composto por 18 perguntas referentes ao perfil sociodemográfico e acadêmico; aspectos tecnológicos e educacionais; e percepções sobre a utilização dos aplicativos de educação médica. Resultados: A maioria dos entrevistados (82,3%) relataram utilizar aplicativos de educação médica como ferramenta de auxílio na aprendizagem durante a graduação, destacando-se aqueles de aprendizagem complementar e de suporte às decisões clínicas. Os estudantes informaram ter frequência de utilização de 2 a 3 vezes por semana (47,8%), predominante após as aulas (75,9%) e afirmaram que os aplicativos são úteis na formação acadêmica (97,4%) e que a possibilidade de acessar informações facilmente é valorosa para o aprendizado (80,7%). Ademais, discordaram de possíveis prejuízos na capacidade de aprendizagem de alguns conceitos (67,6%) e de os aplicativos serem potenciais fatores de distração (75,4%). Conclusão: Notou-se majoritária percepção positiva da utilização de aplicativos de educação médica durante a formação universitária, especialmente entre os estudantes mais jovens sem formação prévia. Destacou-se uma frequência de 2 a 3 vezes por semana e após as aulas, especialmente de aplicativos com conotação de tomada decisões e de atualização de conteúdos, os quais os respondentes classificaram como úteis e inovadores.


Palavras-chave


Educação Médica; Formação Profissional em Saúde; Gestão da Ciência; Tecnologia e Inovação em Saúde

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