LIBERDADE DE EXPRESSÃO E INFORMAÇÃO: da função (anti)social dos meios de comunicação social

Luciano de Almeida Souza Coelho

Resumo


1. INTRODUÇÃO

O presente ensaio, longe de querer dissecar os temas abordados, intencionou, ao analisar o contexto atual sob uma perspectiva político-criminal, fomentar, através de um exame crítico, um debate acerca do comportamento da mídia e sua importância numa sociedade democrática, analisando as “entre linhas” do panorama atual.
A liberdade de expressão é, sem embargos, um dos pilares da democracia, especialmente em países, como o Brasil, que ainda sentem os efeitos de uma Ditadura Militar na qual a censura, em todas suas espécies e alcances, imperava. Liberdade esta que reafirma (e constrói) a cidadania de um povo e que possibilita um controle das atuações governamentais pela população.

Texto completo: Arquivo


A Revista Direito UNIFACS – Debate Virtual, QUALIS A2 pela CAPES em Direito, estará sempre aberta a oportunidade para que todos, ainda que não sejam membros do Corpo Docente e Discente do Curso de Direito da UNIFACS, possam divulgar textos jurídicos de relevância dogmática, devendo enviar seus textos para o endereço eletrônico [email protected]

ISSN 1808-4435