A EXPERIÊNCIA JURÍDICA ENTRE O PALCO E A PLATEIA: UM DIÁLOGO ENTRE A TEORIA EGOLÓGICA DO DIREITO DE CARLOS COSSIO E O TEATRO ÉPICO DE BERTOLT BRECHT
Resumo
Estudam-se neste trabalho aproximações entre Direito e Teatro, com vistas ao estabelecimento de interfaces e desenvolvimento de estratégias para o incremento de atitude crítica à atuação dos operadores do Direito. A análise do Direito conduz-se pela noção de “experiência jurídica”, conforme abordagem desenvolvida por Carlos Cossio, autor argentino, representante da Teoria Egológica, em crítica às abordagens normativistas. Em paralelo, estuda-se o Teatro Épico de Bertolt Brecht, com ênfase no “efeito de distanciamento/ estranhamento” conceito central de sua teoria. Tal exercício denota postura interdisciplinar, estimulada na ciência praticada por nossa época, que prefere a comunicação/ colaboração de teorias à aceitação ou filiação a uma doutrina.
A Revista Direito UNIFACS – Debate Virtual, QUALIS A2 pela CAPES em Direito, estará sempre aberta a oportunidade para que todos, ainda que não sejam membros do Corpo Docente e Discente do Curso de Direito da UNIFACS, possam divulgar textos jurídicos de relevância dogmática, devendo enviar seus textos para o endereço eletrônico [email protected]
ISSN 1808-4435