PROPOSIÇÕES PARA UM ENSINO JURÍDICO ATRAVÉS DA ARTE
Resumo
O presente trabalho apresenta como escopo perquirir em que medida uma experiência artística pode ser compreendida enquanto ação de índole educativa, apta a contribuir no ensino do Direito. Já há algumas décadas, teóricos e educadores denunciam uma suposta “crise” no sistema de educação jurídica, em razão de uma excessiva normatividade, que contribuiu para seu distanciamento da realidade social. Ademais, verifica-se que as Academias vocacionadas a seu estudo, seguem paulatinamente se rendendo às exigências constantes nas provas da Ordem dos Advogados e dos concursos públicos, os quais corroboram para a produção de saberes demasiadamente sistematizados e concisos. Nesse jaez, investiga-se como a fruição de um objeto artístico, pode revelar uma práxis pedagógica hábil a despertar uma formação mais crítico-reflexiva do fenômeno jurídico, a partir de algumas noções conjugadas das obras “Pedagogia do Teatro, provocação e dialogismo” de Flávio Desgranges e “O mestre ignorante” de Jacques Rancière.
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ISSN 1808-4435