ENSINO JURÍDICO E DIREITO CIBERNÉTICO: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS A PARTIR DO UNIVERSO DE “GHOST IN THE SHELL”1

Fernando Alves de Azevedo Brito

Resumo


O presente trabalho busca pesquisar como o filme ‘A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell’ pode apresentar-se como um instrumento pedagógico da disciplina Direito Cibernético. O ensino jurídico, ainda na contemporaneidade, mantém-se influenciado por um forte viés positivista e cartesiano, que dificulta o estabelecimento de diálogos com outros campos do conhecimento. A sua limitação, a um exercício dogmático, com aulas preponderantemente expositivas/unidimensionais e com a aplicação de métodos tradicionais (indutivo e dedutivo), não mais se coaduna com a exigência de mundo contemporâneo. A utilização da arte pode favorecer a mudança de perfil desse ensino jurídico, favorecendo a formação interdisciplinar e tridimensional (pessoa, cidadão e profissional) do estudante de Direito, em atendimento às exigências normativas vigentes. A priori, a presente obra cinematográfica pode servir de instrumento pedagógico hábil ao ensino do Direito Cibernético. Enfim, optou-se metodologicamente pela revisão bibliográfica, que recorreu à análise documental.

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ISSN 1808-4435