O DIREITO À DIFERENÇA DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA ASSISTIVA

Luciana Rodrigues dos Santos, Simone Evangelista Cardoso, Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres

Resumo


Considerando a evolução do processo educacional da pessoa com deficiência, o presente estudo tem por objetivo analisar a inclusão social da pessoa com deficiência intelectual com o suporte da tecnologia assistiva. O estudo evidencia a importância desses novos aparatos tecnológicos para a garantia do princípio da dignidade humana e da igualdade, resguardado o direito à diferença. No estudo qualitativo aqui retratado, foram empregadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental para fundamentar as reflexões sobre o problema. Em relação ao conteúdo documental sintetizado, dentre leis norteadoras do tema, incorreram na explicitação jurídica, social e educacional da justificação da adequada sistematização do uso da tecnologia assistiva como meio do desenvolvimento da autonomia e independência, bem como da promoção da aprendizagem. Os estudos apontaram a política da diferença, como uma das importantes dimensões referentes à igualdade. Essa política reconhece a necessidade de igual dignidade àqueles que têm sido estigmatizados, ao longo do tempo, por não corresponderem aos ideais sociais da maioria.

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ISSN 1808-4435