A ATUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS NA PROTEÇÃO DE DIREITOS INFANTO-JUVENIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO CASO “COMPLEXO DO TATUAPÉ VS. BRASIL”

Isabelle Cristinne Morais, Marina Ubarana Marinho

Resumo


O presente artigo possui como objetivo analisar os desdobramentos da atuação das entidades da Organização dos Estados Americanos frente ao caso “Complexo do Tatuapé vs. Brasil”, a fim de explorar a (in)suficiência das medidas estabelecidas, quanto ao seu papel de promover a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Para tanto, por meio de fontes documentais, e do método de pesquisa expositiva-analítica, este presente artigo explica como se dá a atuação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e da Corte Interamericana de Direitos Humanos, com ênfase sobre suas funções, para logo após, refletir sobre a repercussão do caso em que o Brasil foi responsabilizado pela violação de uma série de dispositivos da Convenção Americana de Direitos Humanos.

Texto completo: PDF


A Revista Direito UNIFACS – Debate Virtual, QUALIS A2 pela CAPES em Direito, estará sempre aberta a oportunidade para que todos, ainda que não sejam membros do Corpo Docente e Discente do Curso de Direito da UNIFACS, possam divulgar textos jurídicos de relevância dogmática, devendo enviar seus textos para o endereço eletrônico [email protected]

ISSN 1808-4435