UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA LADDERING EM ESTUDOS SOBRE VALOR EM INOVAÇÃO

Diego Luiz Teixeira Boava, Fernanda Maria Felicio Macedo, Iaisa Helena Magalhães, Renato Duarte da Silva

Resumo


Analisando a história do pensamento econômico, pode-se verificar que, por muito tempo, o trabalho e o capital foram apontados como os principais fatores de produção. Contudo, na atualidade, tais fatores passam a se relacionar com a inovação e capital intelectual, em função da competitividade acirrada que marca o sistema econômico vigente. O destaque atribuído a inovação no âmbito do cotidiano desperta o interesse de investigação por parte da comunidade científica. Nesse contexto, a área tem espaço para os mais diversos estudos, surgindo a possibilidade de abordar a inovação em uma perspectiva distinta das que habitualmente são empregadas. No presente trabalho pretende-se demonstrar a exequibilidade da aplicação da técnica laddering em estudos sobre valor na inovação, a partir de sua inserção como suporte de análise ao método fenomenológico. Para isso, realiza-se uma pesquisa em uma multinacional produtora de laminados metálicos atuante na região do Quadrilátero Ferrífero – MG e aplica-se a proposta metodológica para fins de exemplificação de sua possibilidade de uso na investigação em tela. Busca-se, assim, contribuir com a análise sobre um aspecto pouco explorado na Academia: o valor da ação inovadora.


Palavras-chave


Inovação; Laddering; Método fenomenológico

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030