GESTÃO OU DESIGN DE VESTUÁRIO? O ENSINO DA MODA NA BAHIA

José Pereira Mascarenhas Bisneto, Sônia Elbachá Pereira

Resumo


A relevância da Moda nas sociedades contemporâneas é amplamente percebida, se analisada sob diversas dimensões: econômica, cultural, artística, histórica, psicológica, sociológica, comunicacional ou midiática. O caráter amplo do sistema da moda foi apontado por importantes pesquisadores sobre o tema, porém, suas conclusões sobre o alcance deste fenômeno para além dos limites do vestuário têm sido pouco aproveitadas em diversas publicações e, sobretudo, nos objetivos e conteúdos curriculares apresentados pelos programas de cursos superiores no campo da moda. Na Bahia, o ensino da moda ainda é bastante recente apresentando apenas uma década de trajetória. Este trabalho investigou como se dá a inserção dos egressos dos cursos superiores de moda da Bahia no mercado de trabalho e de que modos os enfoques curriculares dos cursos impactam nos destinos profissionais dos diplomados. A metodologia empregada foi o estudo de casos múltiplos e o modelo de analise desenvolvido contemplou a coleta de dados em três instâncias: informações publicadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES), as visões dos coordenadores dos cursos e as informações dos egressos. Os resultados da pesquisa permitiram apontar as alocações dos egressos dos cursos de moda e, adicionalmente, discutir a importância do curso para a inserção dos diplomados no mercado de moda.


Palavras-chave


Moda; Ensino da Moda; Multidimensões da Moda.

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030