ANÁLISE DA ESTRATÉGIA E DA ESTRUTURA: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EMBALAGENS MAXIPLAST LTDA

Alexandre Hartmann, Luis Moretto Neto, Luciane Finger, Maurício Fernandes Pereira

Resumo


Este estudo apresenta uma análise da estratégia e da estrutura da Indústria e Comércio de Embalagens Maxiplast Ltda. Baseando-se em Eliezer Costa, Henry Mintzberg e Michael Porter foi construído o referencial para estratégia, e por meio de Henry Mintzberg foi fundamentada a estrutura organizacional. Este trabalho busca analisar quais os elementos de estratégia da empresa e os fatores envolvidos na estrutura organizacional. Portanto, constitui-se de um estudo de caso e também bibliográfico, descritivo com caráter qualitativo. A coleta dos dados ocorreu por meio de pesquisa documental e entrevistas. Os resultados que foram alcançados evidenciaram a ausência de vários elementos integrantes da estratégia e estrutura organizacionais. No entanto, foi identificada uma estratégia de diferenciação, voltada para os clientes. A estrutura foi caracterizada como burocrática mecanizada, com grande destaque para a padronização das atividades, a centralização das decisões e grande influência da cúpula estratégica.

Palavras-chave


Análise; Estratégia; Estrutura Organizacional

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030