PRÁTICAS COTIDIANAS E O FAZER ESTRATÉGIA NA KAIRÓS: NOTAS PARA ESTUDOS ALTERNATIVOS
Resumo
Este artigo tem por objetivo descrever, analiticamente, algumas práticas inerentes à construção cotidiana da estratégia organizacional em uma empresa de comércio exterior. Para alcançar este objetivo adotou-se a chamada abordagem da estratégia como prática social ou “strategizing” (WHITTINGTON, 1996; JARZABKOWSKI; WILSON, 2002; JARZABKOWSKI, 2005 et al.). Nela verifica-se a preocupação com a interação social das pessoas na organização e como elas “fabricam”, nas práticas cotidianas, estratégias organizacionais. Dessa maneira, adotou-se um caminho que reconhece que o fazer estratégia nas organizações só existe e pode ser compreendido pelo resgate das práticas sociais vivenciadas no cotidiano organizacional (DENIS; LANGLEY; ROULEAU, 2007). A pesquisa empírica foi realizada via estudo em uma organização aqui denominada Kairós. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a trinta e um sujeitos praticantes da empresa. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo em uma abordagem temática (BARDIN, 2009; MINAYO, 2012). Como resultado observou-se que as estratégias organizacionais são desenvolvidas cotidianamente, por meio de práticas sociais que reforçam lógicas sociais específicas que podem retrair ou reforçar o avanço da própria estratégia desejada pela organização em busca de resultados. Por fim, este artigo, a partir da própria limitação do estudo, apresenta uma proposta para se avançar nos estudos inerentes à temática da estratégia como prática a partir da abordagem da denominada Estudos Baseados em Prática e a ideia de practising (GHERARDI, 2009; ANTONACOPOULOU, 2008).