MENSURAÇÃO DA QUALIDADE DE COMUNICAÇÃO: IDENTIFICAÇÃO DE INDICADORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Maria Silva Santos Fiúza, Zélia Miranda Kilimnik

Resumo


O presente estudo teve como objetivo verificar como os alunos de Curso de Graduação em Administração
percebem a qualidade da comunicação em uma Instituição de Ensino Superior. Para isso, foram propostos indicadores
para a mensuração de qualidade da comunicação com base em teorias da comunicação e em estudos sobre qualidade
comunicativa nas empresas. Utilizou-se um questionário contendo 40 questões, fundamentadas nos indicadores
propostos, agrupadas em cinco dimensões, com respostas padronizadas em escala do tipo Likert, e que foi respondido
por 391 alunos, distribuídos em oito períodos de curso de Graduação em Administração. Foram realizadas análises de confiabilidade dos itens do questionário, fatorial e de correlação, o que possibilitou identificar que tais indicadores são adequados para medir a qualidade da comunicação sob o ponto de vista do aluno. Embora, no geral, o resultado tenha mostrado, na percepção do aluno, que a comunicação da IES é boa (adequada), verificou-se a necessidade do emissor (a instituição de ensino) dar mais atenção às expectativas do receptor (o aluno), permitindolhe a interação comunicativa para a troca de informações, buscando solucionar suas dúvidas, bem como abrindo-lhe espaço de troca de opinião e argumentação com a escola.

Palavras-chave


Comunicação; Comunicação em instituição de ensino superior; Indicadores para mensuração de qualidade.

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030