REFLEXÕES SOBRE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NA CONCEPÇÃO DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DOS EMPREGADOS DA ESCOLA ALPHA

Paulo Carlos Rockenbach Júnior, Kellen da Silva Coelho, Eloise Helena Livramento Dellagnelo, Amarildo Felipe Kanitz

Resumo


O objetivo deste artigo é refletir sobre a possibilidade de uma perspectiva crítica na concepção do processo de capacitação dos empregados da Escola Alpha. Buscou-se descrever a atividade de capacitação e identificar a concepção norteadora de sua prática, bem como identificar os aspectos limitantes e instigadores do paradigma crítico no desenvolvimento da capacitação na referida escola. Trata-se de um estudo de caso com abordagem predominantemente qualitativa e finalidade descritiva. Os participantes foram selecionados na população de empregados da Escola Alpha, de forma não aleatória e intencional, sendo entrevistados treze deles por meio de roteiros semiestruturados. A análise dos dados foi categorial. A descrição da capacitação teve como subcategorias a manifestação em suas etapas e a concepção da capacitação, bem como dos aspectos limitantes e instigadores do paradigma crítico, investigados conforme os indicadores deste e do paradigma funcionalista de Séguin e Chanlat (1992). Constatou-se que as origens paradigmáticas da concepção da capacitação são predominantemente funcionalistas; todavia, a visão dos conflitos, a perspectiva desmistificadora, a busca dos empregados por certa independência e a abertura para a discussão das estratégias caracterizaram-se como indícios de uma perspectiva de pauta crítica, conforme a análise organizacional crítica proposta por Séguin e Chanlat (1992).


Palavras-chave


Capacitação; Epistemologia; Paradigmas.

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030